Por que sua Avaliação de Desempenho não está funcionando? – Parte I
Por que sua Avaliação de Desempenho não está funcionando? – Parte I
Quer você seja pai de um adolescente ou não, pergunte a si mesmo: Você acha que você poderia obter o comportamento desejado de um adolescente, se você tivesse uma avaliação de desempenho com ele uma vez por ano? A cada seis meses? A cada 4 meses?
É claro que seus funcionários não são adolescentes, mas somos todos humanos. O autoconhecimento lhe diz que só parar para contemplar seus próprios pensamentos, ações e progressos, uma vez por ano é muito pouco. Ainda assim, muitas empresas mantêm essas avaliações de desempenho tardias. É até possível você operar sem quaisquer revisões formais de desempenho, porque você sabe que eles são inúteis, mas você não sabe mais o que fazer.
Então, qual é a resposta? É necessário substituir as avaliações de desempenho por entrevistas de desenvolvimento pessoal.
Gestão tradicional centra-se na captura de pessoas fazendo coisas erradas. Se cada vez que um funcionário faz “algo errado” o chefe “pegá-lo”, a sua criatividade é bloqueada e ele vai parar de usar a sua criatividade e parar de ajudar a organização a crescer.
Por outro lado, quando você começa a “pegar” as pessoas quando estão fazendo a coisa certa, você incentiva a capacitação. As pessoas começam a fazer as coisas na organização. A produtividade melhora em uma base contínua. E a melhora não vem apenas da gestão, mas de toda a organização interagindo. Este é um ambiente motivador.
Outra vantagem deste tipo de gestão é criar uma organização de aprendizagem. Pesquisas apontam que as pessoas permanecem nas organizações onde eles têm a oportunidade de crescer e aprender. Não onde há muito mais cargos qualificados do que pessoas para preenchê-los. Se existem muitos cargos que exigem elevada qualificação e as pessoas não são boas o suficiente para preenchê-los, o dinheiro não vai fazer a diferença. O dinheiro vai ser um dado adquirido. Você tem que pagar no mercado competitivo para obter boas pessoas. Mas eles querem trabalhar em um lugar onde eles podem crescer, onde eles podem se divertir, onde eles podem usar sua criatividade para ajudar a organização a crescer, e isso acontece em uma organização de aprendizagem.
Em suma, você quer que sua equipe mostrando iniciativa, melhoria e auto-desenvolvimento, onde os colaboradores possam confiar mais uns nos outros e depender menos. Isso só pode acontecer com um sistema de gestão de desempenho eficaz.
Na próxima quinta-feira confira a Parte II da série sobre Avaliação de Desempenho, explicaremos como funciona a a Entrevista de Desempenho Profissional.
Adaptado de: “Why That Yearly Performance Review Isn’t Working” do Entrepreneur.
/noticias/35/por-que-sua-avaliacao-de-desempenho-nao-esta-funcionando-parte-i/