ISO 14001: Uma introdução
Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma estrutura desenvolvida para que uma organização possa consistentemente controlar seus impactos significativos sobre o meio ambiente e melhorar continuamente as operações e negócios.
A ISO 14001 é uma norma internacionalmente aceita que define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental. A norma reconhece que organizações podem estar preocupadas tanto com a sua lucratividade quanto com a gestão de impactos ambientais. A ISO 14001 integra estes dois motivos e provê uma metodologia altamente amigável para conseguir um Sistema de Gestão Ambiental efetivo.
Na prática, o que a norma oferece é a gestão de uso e disposição de recursos. É reconhecida mundialmente como um meio de controlar custos, reduzir os riscos e melhorar o desempenho.
Não é só uma norma “no papel” – ela requer um comprometimento de toda a organização. Se os benefícios ambientais e seus lucros aumentam, as partes interessadas verão os benefícios.
Aqui na Dendrus, por exemplo, a cada reunião de gestão econômico-financeira a equipe comemora pequenas vitórias como a redução do consumo de materiais de escritório e até mesmo de energia. Esse ganho é salutar quando todos da equipe se sentem peças-chave na construção do Sistema de Gestão Ambiental, auxiliando não apenas no atingimento das metas traçadas, mas na busca de novas formas ideias.
A ISO 14001 trata de práticas de negócio simples e sólidas, que trazem benefícios tanto corporativos como financeiros, desde a melhoria no relacionamento com as partes interessadas até a obtenção de custos reduzidos através do uso responsável de materiais e práticas ambientalmente sensíveis./noticias/18/iso-14001-uma-introducao/