Linkedin ultrapassa o Twitter no Brasil
Agora é oficial: o Linkedin ultrapassou o Twitter no Brasil como a rede mais utilizada pelos internautas. Embora o Facebook ainda tome grande parte do nosso tempo, o Linkedin teve um crescimento de 11% no último ano em termos de acesso.
E para você começar a explorar o potencial que esta rede oferece, nossa Analista de Marketing elencou 7 dicas de ouro no Linkedin. Confira:
1. Utilize palavras-chave
Assim como no Google, é possível otimizar as buscas pelo seu perfil através de palavras chave. Se você é Gerente de Processos, por exemplo, e utiliza estes termos ao longo da descrição de seu perfil, você será encontrado mais facilmente por pessoas que busquem por este assunto.
2. Contextualize
Essa dica vai para quem trabalha em pequenas e médias empresas, ou funções novas no mercado. Nem sempre ao visualizar seu perfil, as pessoas saberão o que sua empresa faz, então não custa nada colocar uma breve descrição junto às atividades desenvolvidas, isso torna seu perfil mais atraente e sua descrição mais completa.
3. Escreva recomendações
80% das vendas de empresas de serviços atualmente são provenientes de indicações. No marketing pessoal não é diferente: ter uma recomendação prévia ajuda muito a saber se aquele perfil é realmente o que você está procurando. E para criar uma rede qualificada de contatos, por que não começar por você mesmo? Escreva recomendações para as pessoas de equipe!
4. Adicionar ou não adicionar?
Vamos esclarecer: você não precisa adicionar à sua rede somente quem você conhece, mas também quem gostaria de conhecer. Para não ser deselegante, não esqueça de escrever uma mensagem pessoal na hora de enviar o convite. Isso por que quanto mais conexões você tiver mais poderá adicionar pessoas de seu interesse pois o Linkedin não permite adicionar pessoas totalmente fora de sua rede de contatos.
Outra opção é pedir para ser apresentado por uma conexão que você já tenha.
5. Selecione uma foto
Algumas pessoas ainda não carregam fotos em seu perfil. O problema é que muitas vezes existem vários perfis com o mesmo nome e seus possíveis contatos não terão certeza se o perfil encontrado é realmente o seu.
6. Mantenha atualizado
O Linkedin assim como grande parte das redes sociais, vem se atualizando dia-a-dia, seja através de novas funcionalidades, seja por meio de modificações em seu design. De nada adianta manter um perfil desatualizado, por isso o conselho para quem ainda não criou o hábito de utilizar o Linkedin, é estabelecer uma pequena rotina de acesso. Cinco minutinhos no início da manhã já são suficientes para mantê-lo por dentro.
7. Recrutadores, atenção!
A função principal no Linkedin é colocar profissionais em contato com as empresas e vice-versa. É sabido que muitos recrutadores já estão de olho no Facebook e no Twitter dos candidatos, mas que tal utilizar o canal mais indicado para encontrar o perfil que você está procurando?
Você já conhece o perfil da Dendrus no Linkedin? www.linkedin.com/company/dendrus-gest-o-de-excel-ncia/noticias/3/linkedin-ultrapassa-o-twitter-no-brasil/