Como Eliminar a Procrastinação
Em 2009, Fred Stutzman era um estudante de pós-graduação na Universidade da Carolina do Norte e ele estava tentando moer a um trabalho importante na sua tese.
Mas havia um problema.
Seu café favorito, que anteriormente tinha sido um santuário onde ele poderia escapar da distração e começar o trabalho a ser feito, apenas adicionou um recurso novo e muito perigoso: Internet Wireless.
Agora Stutzman encontra-se constantemente distraído pela fonte infinita de entretenimento e de mídia social na web – mesmo que ele realmente queria fazer alguma coisa. Ele tentou se desconectar da internet, mas não era tão simples. Ele estava sempre a clicar novamente para “fazer uma pausa”. Ele estava constantemente lutando contra o desejo de verificar suas mensagens e atualizações.
Felizmente, Stutzman era programador e estudava Ciência da Informação. Quando ele voltou para casa naquela noite, ele decidiu criar um programa de software que iria resolver o seu problema.
O programa era simples. Você o instalava, dizia que o tempo que queria se concentrar, e ele impedia que o computador entrasse em linha por aquela quantidade de tempo. Se você quisesse se conectar antes de seu tempo acabar, você tinha que desligar e reiniciar totalmente o computador.
O programa foi chamado de Freedom e não muito tempo depois Stutzman criou, o aplicativo que se tornou viral. Ele foi usado pela NPR, The Economist, The New York Times, Oprah Magazine, Time, e quase todos os grandes noticiários que você pode imaginar. Mais de 500.000 pessoas fizeram o download.
Parece que muitas pessoas estavam lutando com a procrastinação online.
Por que o Freedom funciona tão bem? E o que ele pode nos ensinar sobre adere a melhores hábitos e dominar a nossa força de vontade?
O poder de decisão
Tomar decisões o tempo todo vez irá drenar a sua força de vontade. Isto é verdade mesmo que seja a mesma minúscula decisão – como constantemente resistir à vontade de verificar o seu e-mail. (Outro exemplo: continuamente tentar seguir uma nova dieta rigorosa.).
Você pode ser capaz de resistir por 5 minutos ou uma hora ou talvez até uma semana, mas, eventualmente, a sua força de vontade vai começar a desaparecer, isto é conhecido como fadiga de decisão e em um artigo anterior eu discuti como ele tem um impacto mensurável sobre a sua força de vontade e as escolhas que você faz ao longo de um determinado dia.
O aplicativo Freedom que Stutzman projetou é eficaz não só porque o impede de alcançar a web, mas também porque reduz a fadiga de decisão. Ele elimina as suas opções e, como resultado, fazer a coisa certa se torna muito mais fácil. Em outras palavras, a aplicação coloca uma restrição no seu comportamento.
Isso nos leva a um ponto importante: as restrições podem tornar mais fácil aderir a bons hábitos, eliminando o número de decisões que você precisa fazer para avançar.
As restrições são uma coisa boa
Muitas vezes as pessoas dizem que querem opções. Quando se trata de fazer as coisas, no entanto, as opções não são sempre uma coisa boa. Quando tudo é uma possibilidade, torna-se realmente mais difícil de fazer a escolha certa (ou qualquer escolha). Este é o paradoxo da escolha.
Enquanto isso, quando colocamos uma restrição em nós mesmos, pode se tornar muito mais fácil de fazer alguma coisa. Isto é especialmente verdadeiro se é uma restrição que nos obriga a começar pequeno.
Se você quer começar a se exercitar, defina uma regra para si mesmo que você não tem permissão para se exercitar por mais de 5 minutos. Você tem que parar de se exercitar após 5 minutos. Eu conversei com um leitor chamado Mitch que usou essa estratégia para tornar suas primeiras seis semanas de exercício muito mais fáceis e, em seguida, gradualmente aumentou-as até fazer mais. Ele acabou perdendo mais de 100 quilos. (Bom trabalho, Mitch!).
Se você quer se tornar mais criativo, você pode usar restrições para dirigir a sua criatividade. Por exemplo, você poderia escrever um livro usando apenas 50 palavras diferentes. Esta é a estratégia Dr. Seuss usada para escrever Green Eggs and Ham.
Se você quiser comer mais legumes, você pode limitar-se a apenas um tipo de vegetal, esta semana. Ao limitar o número de opções que você tem a fazer, é mais provável que você vai realmente comer algo saudável, em vez de ficar sobrecarregado tentando descobrir todos os detalhes da dieta perfeita.
Muitas vezes pensamos que queremos uma estrada aberta e a capacidade de escolher qualquer direção para nós mesmos. Mas, às vezes, o que precisamos é de um túnel que pode reduzir as nossas escolhas e envie-nos em uma direção focada.
Adaptado de “How to eliminate procrastination (The Surprising Strategy One Man Used) de James Clear./noticias/12/como-eliminar-a-procrastinacao/