Como resolver problemas com a ISO 9001
Muita gente não sabe, mas a ISO 9001 é uma norma que visa assegurar a qualidade dos processos das empresas. Um processo é um conjunto de atividades realizadas na geração de resultados para o cliente, desde o início do pedido até a entrega do produto. Sendo assim, ao implantar a ISO 9001 é possível otimizar cada um dos processos realizados diariamente, o que gera benefícios não só para o cliente, mas para a própria equipe de trabalho.
Um exemplo de aplicação prática de solução de problemas, dentro da ISO 9001, é a adoção de ações preventivas. Obrigatória pelo requisito 8.5.3 da norma, a ação preventiva nada mais é do que a antecipação de problemas na organização da empresa. Ao se descrever em um relatório, buscam-se então as possíveis causas desse desvio, as raízes do problema. Dessa forma é possível agir diretamente na causa evitando que o problema identificado se agrave ou se repita.
Nem só de processos é feita a ISO 9001. A satisfação do cliente é ponto chave para implantação dessa norma, que também exige que se assegure que as necessidades deste estejam sendo atendidas. Essa preocupação pode ser aliada na solução de problemas na área de vendas, afinal maior parte deles é proveniente do desinteresse das empresas em explorar a fundo as necessidades do cliente. Pense por um instante: sua meta de vendas está definida sobre a necessidade de receita da sua empresa ou sobre a necessidade de seu cliente?
Os dois exemplos abordados tem um ponto em comum que justificam como a ISO pode auxiliar na solução de problemas. Ela permite que se faça um verdadeiro raio X da situação da empresa expondo suas fraturas e as oportunidades de inovação. Como toda a auto avaliação esse processo requer trabalho, mas os frutos gerados desse trabalho são uma empresa forte, capaz de transformar seus problemas (que toda a empresa tem) em grandes oportunidades.
Por: Ariani Brittes/noticias/19/como-resolver-problemas-com-a-iso-9001/